Tabela de conteúdos

Patagioenas

O gênero Patagioenas é composta por sete espécies de pombas da família Columbidae. Houve uma diferenciação destas espécies em relação ao gênero Columba.

Patagioenas cayennensis - pomba-galega


  Registros de pomba-galega no WikiAves

A pomba-galega possui o alto da cabeça, pescoço, manto e peito são da cor vinho. O restante da plumagem é cinza-azulado, a nuca tem reflexos metálicos. As pontas das retrizes (penas da cauda) são pardo-claras. Mede cerca de 32 cm.
Tem um canto alto e acelerado: “gu-gúk, gúk-gu”.

Vive na orla da mata, pousa comumente em embaúbas e sobre árvores isoladas nas margens dos rios. Voa bem. Move-se no solo andando com passinhos miúdos e rápidos; para a cabeça a cada passo dado, durante um instante, a fim de observar melhor as cercanias. Não saltita nunca. Boceja. Não esconde a cabeça entre as penas do dorso para dormir. Gosta de tomar banho. Após o macho ter galado a fêmea, ela “gala” o macho. Comum em campos com árvores isoladas, árvores nas margens de rios, bordas de florestas, capoeiras e manguezais. Vive solitária ou aos pares, associando-se em bandos fora da época da reprodução. Pousa no alto das árvores, geralmente em locais bem visíveis.

Presente em todo o Brasil, e também do México à Argentina e Uruguai.

Patagioenas fasciata - pomba-de-coleira-branca


  Registros de pomba-de-coleira no WikiAves

A pomba-de-coleira mede de 33 a 40 centímetros.

Ocorre no extremo norte da Amazônia, na fronteira com a Venezuela, em florestas montanas adjacentes aos tepuis.

Patagioenas maculosa - pomba-do-orvalho


  Registros de pomba-do-orvalho no WikiAves

A pomba-do-orvalho apresenta coloração geral cinza escura, íris clara e extremidades das coberteiras superiores das asas brancas.

Habita florestas, campos, plantações e áreas urbanas.

Ocorre do sul do Peru à Argentina, Uruguai e Brasil. Em território brasileiro, foi registrada apenas nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

Patagioenas picazuro - pombão


  Registros de pomba-asa-branca no WikiAves

O pombão é uma das maiores espécies da família Columbidae no País. Cabeça e partes de baixo marrom vinho, barriga pálida. Penas da nuca branco-prateado com pontas pretas. Manto superior roxo metálico, pontas escuras. Costas na maior parte cinza escuro. Asas marrom apagado, cobertura das asas cinza com pontas pálidas. Cauda preta. Pele orbital vermelha. A fêmea tem cor mais pálido. Mede cerca de 34 cm.
Canto baixo, profundo e rouco, de três a quatro sílabas: “gu-gu-gúu”, “gúu-gu-gu-gu”.

Vive nos campos com árvores, áreas urbanas, cerrados, caatingas e florestas de galeria. Freqüentemente encontrada no solo. É migratória como tanta outras pombas, estendendo seus domínios acompanhando o desmatamento, aparecendo em grande quantidade. Voa longas distâncias e a grandes altitudes, exibindo seu espelho alar branco; está aproveitando as áreas urbanas, é comum ser encontrada comendo milho em galinheiros.

Ocorre do Nordeste ao Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Groso, São Paulo (nas partes meridionais do país) e também na Bolívia, Argentina e Paraguai.

Patagioenas plumbea - pomba-amargosa


  Registros de pomba-amargosa no WikiAves

A pomba-amargosa mede cerca de 34 cm de comprimento e pesa 230 g. Seu tamanho é avantajado e a cauda é longa e larga. Seu colorido é cinza-plúmbeo, quase uniforme, com pequenas manchas claras e apagadas na base do pescoço posterior. Possui um canto forte formado por quatro sílabas bem distintas: “ku kú-ku ku”.

Comum na copa de florestas úmidas, bordas de florestas e capoeiras altas. Vive solitária ou aos pares, congregando-se em grupos em árvores frutíferas. Permanece oculta na copa e é difícil de perceber sua presença, a não ser que cante. Não costuma pousar em locais abertos.

Presente em toda a Amazônia e da Bahia ao Rio Grande do Sul. Encontrada também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Paraguai.

Patagioenas speciosa - pomba-trocal


  Registros de pomba-trocal no WikiAves

A pomba-trocal mede cerca de 30 cm de comprimento. O macho possui as penas do pescoço de coloração metálica, dando-lhe uma aparência escamosa e a fêmea apresenta o pescoço marginado de preto, com pouco reflexo metálico.

Comum na copa de florestas densas, capoeiras altas, florestas de galeria e campos com árvores esparsas. Vive geralmente solitária ou aos pares no alto de árvores, pousada principalmente nos ramos mais expostos.

Presente em regiões quentes de quase todo o País, com exceção de uma extensa área do Nordeste. Encontrada também do México à Argentina.

Patagioenas subvinacea - pomba-botafogo


  Registros de pomba-botafogo no WikiAves

A pomba-botafogo mede de 27 a 31 centímetros.

Vive em matas de terra firme e de várzea, áreas abertas arborizadas e matas secas, encontrada aos pares ou formando famílias. Pode ser mais comum em matas secundárias ou em capoeiras do que em matas primárias em decorrência da frutificação sazonal de certas árvores e arbustos.

Apresenta ampla distribuição na Amazônia.

Referências